TLM: 924 131 673 / 961 710 565
edc.mintendente@ama.pt
cferreira@cm-azambuja.pt
edc.manique@cm-azambuja.pt
O que é o Espaço Cidadão?
• Não se confunda, NÃO é uma Loja do Cidadão.
• O Espaço Cidadão funciona como um balcão único de atendimento onde pode resolver diversos assuntos relacionados com a Administração Pública, através da Internet.
Onde encontrar?
• A rede de balcões Espaço Cidadão é coordenada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA, IP), em parceria com autarquias locais e os Correios de Portugal (CTT).
• Por isso, encontrará um Espaço Cidadão na sua Câmara Municipal, na sua Junta de Freguesia ou num Balcão dos CTT.
Serviços disponíveis...
ACT – Autoridade para as Condições do trabalho
• Aquisição de livros e publicações à ACT
• Esclarecimento de dúvidas - Disponibilização e submissão de formulário destinado ao esclarecimento de dúvidas
• Formulários e minutas
• Queixas e denúncias - Com encaminhamento das mesmas para o serviço desconcentrado mais próximo
• Registo de contrato de trabalhadores estrangeiros
• Simulador: Cálculo do valor a receber no final do contrato de trabalho
AT - Autoridade Tributária e Aduaneira (FINANÇAS – Direcção Geral dos Impostos)
- Senhas de Acesso – 1.ª vez e recuperar.
- Cadernetas Prediais - Obter.
- IRS - Obter comprovativo de entrega de declarações e certidão de liquidação.
- Obter Certidão de dívida e Não dívida.
- Imposto Único de Circulação (IUC) - Obter documento de pagamento.
- Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) - Obter documento para pagamento.
- Dividas Fiscais - Obter documento para pagamento.
- Coimas - Obter Documento para pagamento.
- E-Fatura - Consulta, recolha, validação e receitas médicas.
- Quitação de Rendas.
- Comunicação anual de rendas recebidas - Modelo 44.
- Preenchimento e entrega via internet da declaração modelo 3 de IRS (automático).
AMA – Agência para a Modernização Administrativa
• Chave Móvel Digital - Alteração PIN Presencial no Backoffice
• Chave Móvel Digital - Cancelar Registo Presencial no Backoffice
• Chave Móvel Digital - Desbloquear Registo Presencial no Backoffice
• Chave Móvel Digital - Registo Presencial no Backoffice
• Pedido / Confirmação de Alteração de Morada Cartão do Cidadão
• Renovação Cartão do Cidadão > 25 anos
ADSE – Direção Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública
Navegação Assistida ADSE Directa - Conta corrente do regime livre;
O meu acesso a prestadores convencionados;
Cuidados de Saúde com limites no regime livre;
Dados pessoais do beneficiário;
Declaração para efeitos IRS;
Documento único de cobrança
• Serviços Atendimento
Entrega de documentos de despesa.
CGA – Caixa Geral de Aposentações
• Entrega de requerimento de: aposentação de ex-subscritor; de contagem de tempo de ex-subscritor; de pensão de sobrevivência; de subsídio de funeral; de subsídio por assistência de terceira pessoa e de subsídio mensal vitalício; para pagamento de quotas de subscritores na situação de licença sem vencimentos e situações equiparadas.
• Pedido de Reembolso de Despesas de Funeral.
• Pedido de alteração de dados pessoais
• Pedido de subsídio de Morte
IEFP – Instituto do Emprego e da Formação Profissional
• Candidatos
– iefponline
- (Re)Inscrição para Emprego
- Apresentação a ofertas de emprego
- Gestão da Inscrição para Emprego
- Registo de CV.
• Candidaturas eletrónicas
- iefponline
- Anexar documentos à entidade
- Consulta e Gestão de processos
- Download de documentos
- Submissão de candidaturas.
• Entidades
– iefponline
- Alteração de dados de entidade
- Gestão de oferta de emprego
- Registo de entidade e obtenção de login
- Registo de oferta de emprego.
IMT, I.P. – Instituto da Mobilidade e Transportes, Instituto Público
• Revalidação Carta de Condução + 70 anos com ou sem alteração de morada e/ou grupo 2
• Revalidação Carta de Condução - 70 anos com ou sem alteração de morada, e/ou grupo 2 + com ou sem alteração de dados
• Revalidação grupo 2 (revalidar restrição 997)
• Segunda Via ( duplicado) Carta de Condução + de 70 anos • Segunda Via ( duplicado) Carta de Condução - de 70 anos
• Substituição da carta de condução por alteração de morada, elementos ou restrições
ISS – Instituto de Segurança Social
• Atendimento por Marcação (VMP - Visita por Marcação Prévia)
• Informações
• Segurança Social Directa – Pedido de CESD SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
• Marcação de renovação da autorização de residência
• Marcação da prorrogação da permanência (para cidadãos titulares de visto de trânsito, curta duração ou estada temporária)
• Marcação de renovação do Cartão de Residência (para cidadãos da União Europeia e seus familiares)
• SAPA - Sistema Automático de Pré-Agendamento de atendimento dos cidadãos que pretendam entrar, permanecer, sair ou que estejam em situação que implique afastamento do território nacional
SPMS – Serviços Partilhados Ministério da Saúde
• Lista de espera para cirurgia - eSIGIC
• Alteração/cancelamento do pedido de isenção de taxas moderadoras
• Cancelar pedido de consulta
• Colocar pedido de isenção de taxas moderadores
• Consultar Lista de Médicos aderentes ao programa oral “cheques-dentista”
• Consultar lista de pedidos de consulta
• Consultar os pedidos de receita submetidos no eAgenda
• Fazer pedido de renovação de receita crónica
• Listar autorizações de renovação de receita crónica
• Marcar consulta
• Partilha de informação com o SNS
• Pesquisa Prestadores (Farmácias, Hospitais, entidades SNS,…)
• Registar agregado familiar para poder realizar marcação de consultas e pedidos de medicação para familiar
• Serviço do SNS - Reclamação/Elogio/Sugestão
• Serviços Informativos
© 2025 União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional